Weihnachtsmarkts: os famosos mercados natalinos #LaísaNaAlemanha
- Laísa Sampaio
- 18 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
Oi gente, tudo bem?
Todo mundo sabe que uma das principais tradições do inverno alemão são os mercados de Natal. Eles ficam espalhados por toda a cidade (até nas menores) e lotam muito!! Sabemos que o Natal está chegando no Brasil quando vemos as vitrines enfeitadas, aqui na Alemanha isso acontece quando os mercados abrem.
A maioria das pessoas vai todos os dias após a escola ou trabalho quando já está escuro (aqui escurece as 16hrs). E por esse motivo, grande parte deles só abrem depois das 17hrs.

Lá encontramos desde comidas bem típicas, até artesanatos e lembranças próprias de cada mercado. Até agora eu já fui em quatro, e apesar de parecer o mesmo, eles são bem diferentes, cada um com um foco em especial.
A comida que mais gostei foi esse bolinho, que parece uma massinha de donuts bem crocante e sem recheio, com um açúcar por cima. Por sinal, essa também é a comida natalina preferida do meu hostbrother Johann.

Outra coisa bem típica são esses biscoitos decorados gigantes, que normalmente tem frases de amor confeitadas ou frases sobre a cidade (como "Eu amo Lübeck", por exemplo). São bem gostosos e por ser bem popular entre os jovens, tem até nos menores mercados.

A decoração é outro fator que encanta e para mim, o principal. As ruas ao redor e dentro do mercado ficam todas decoradas com luzes natalinas e alto falantes com músicas temáticas. A fogueira também é bem comum nesses mercados, o que faz os alemães adorarem visita-los em noites mais frias, como essa da foto. Nesse dia a sensação chegou a -6°C aqui em Hamburgo.

A minha hostsister mais nova, Greta, ama ir aos mercados depois da escola para tomar chocolate quente e comprar um tipo escuro de pão, muito comum por aqui. Lá ela também gosta de comprar um doce muito parecido com o "tubes" da fini, mas que aqui, é vendido por metro.
Os preços, ao contrário do que eu esperava, são muito bons. Nada é muito caro, penso que porque é mais pros alemães mesmo e não tanto pra turistas.

Bom gente, por hoje é isso, desculpa a demora pra escrever, mas tudo é muito corrido durante um intercâmbio. Espero que vocês tenham gostado do post e continuem acompanhando a minha experiência de pertinho por aqui.
Beijinhos!
Comentarios