The Vasa Museum: o museu mais visitado da Escandinávia #LaísaNaSuécia
- Laísa Sampaio
- 5 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
O Museu do Vasa (ou Vasamuseet, em sueco) com certeza merece o título de melhor museu de Estocolmo. Logo na entrada todos já se surpreendem pela conservação e também pelo tamanho do navio de guerra, o famoso Vasa.

O Vasa é o único navio do século XVII ainda existente hoje. Foi construído por alemães e holandeses a pedido do Rei Gustavo Adolfo II da Suécia, que queria construir o navio mais potente e grandioso até então. Ele também queria um número de armas superior ao normal da época, o Vasa podia carregar 64 peças de artilharia.

Adolfo II queria um barco que chamasse atenção e amedrontasse por onde passasse, e com sua nova aquisição pronta, resolveu demonstrar tudo isso na primeira viagem do Vasa (uma viagem para mostrar o maravilhoso navio ao seu país). No dia 10 de agosto de 1628 o Vasa partiu para a viagem e após 25 minutos naufragou.
A cena humilhante aconteceu em Estolcomo com quase toda a população presente. O acidente que envergonhou o país ocorreu por causa de uma rajada de vento que fez o navio virar para a esquerda, fazendo com que a água entrasse pelas porta de armas inferiores causando o naufrágio ainda perto do porto. O mais interessante é que todo o acidente teria sido evitado se o mesmo tivesse apenas mais um metro em sua lateral.
O navio foi achado 333 anos depois e foi restaurado e preservado.

O museu é bem interativo, com filmes e um tour com guia em inglês várias vezes por dia (o tour com o guia leva ao todo mais ou menos 30 minutos, mas a explicação vale muito a pena e torna o lugar ainda mais interessante. O tour é gratuito e idosos ou menores de 18 anos também pagam mais barato no na visita ao local. Mas é bom agendar o tour com antecedência pois fica muito cheio!
O Vasa fica localizado na ilha Djugården, portanto para chegar ao museu existem várias opções: o trem, o barco e o carro mesmo (você também pode ir andando, mas o trajeto ao todo leva mais de 50 minutos). Como não alugamos um carro, nós resolvemos ir no barco por ser o meio com a paisagem mais bonita, que leva um pouco mais de 20 minutos, mas vale muito a pena. O trajeto pelo rio de Estocolmo é maravilhoso! (Você pode obter mais informações sobre o museu e como chegar no site em português: http://www.vasamuseet.se/sv/Sprak/Portugues/ ).

Eu definitivamente voltaria e o Vasa se tornou um dos meus museus favoritos. Conhecer o lugar vale muito a pena e também é uma aula de história de uma forma muito divertida!
Beijinhos!
Comments